Dia do Patrimônio Histórico: a reforma dos vagões que contam os caminhos de Santa Maria

Dia do Patrimônio Histórico: a reforma dos vagões que contam os caminhos de Santa Maria

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

A malha ferroviária do Coração do Rio Grande do Sul poderia ser descrita como as articulações de uma extensa estrutura de ferro, que unem o barulho e o cheiro característicos de um meio de transporte que marcou uma época e, até mesmo, o sustento de inúmeras famílias. Entre os inúmeros fragmentos que compõem a herança cultural de uma comunidade, um dos patrimônios mais representativos são as linhas de trem que fizeram de Santa Maria ponto de chegada e partida de muitas histórias. Esta e inúmeras outras riquezas são celebradas neste domingo (17), no Dia Nacional do Patrimônio Cultural. 

E não são somente itens materiais, como obras, objetos, documentos, sítios arqueológicos, edifícios, conjuntos urbanos artísticos e científicos. A data se refere às diferentes formas de expressão, de fazer e viver, de criações científicas, artísticas e tecnológicas. 

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Com o objetivo de preservar a memória e contar parte dessa história, uma das estruturas da ferrovia está em reforma. Os vagões e a locomotiva que ficam na Gare da Estação Férrea já estão praticamente concluídas. A previsão é que a obra seja entregue no próximo mês, em setembro. Com isso, os saudosistas de um passado não muito distante poderão revisitar as memórias. Ao mesmo tempo, a história poderá ser apresentada aos que ainda não a conhecem.

O governo municipal projeta a preservação da memória e as atrações turísticas junto à própria Gare, que foi revitalizada em 2024. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que a ideia é gerar movimento nesses pontos reformados e revitalizados: 

– A gente quer movimento, queremos pessoas. Queremos que as pessoas conheçam mais a história da cidade. Imaginamos que uma das possibilidades e tomarmos um café nos trens. Essa ideia de memória não precisa ser algo parado. Podemos viver a memória por meio do movimento. 

A reforma 

Atualmente, a frente de trabalho está na pintura da locomotiva e na colocação dos vidros e do piso nos três vagões – um restaurante e outros dois de passageiros. As cores escolhidas se aproximam das originais. 


O quarto vagão, de madeira, transportava os encarregados. Os ajustes finais também incluem os letreiros da época. 

A quinta e última peça é o locomóvel, utilizado como gerador de energia a base de vapor. 


Detalhes 

  • Início – Dezembro de 2024, com prazo de 180 dias de conclusão 
  • Responsável – Empresa SL Manutenções e Comércio Estruturas Metálicas Ltda, de Santa Maria, especializada para serviços de reforma, recuperação e conservação de bens móveis de valor histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA)
  • Valor – R$ 700 mil com recursos próprios do município.
  • Começou por – Retirada da ferrugem da locomotiva com a limpeza, aplicação do produto conversor (para paralisar a ferrugem), fundo prime (protetor) e pela soldagem da estrutura
  • Precisa fazer – Finalizar pintura, piso e vidraçaria 

A Gare 

Para que os vagões e a Gare tenham movimento é preciso que uma etapa seja concluída: o edital de ocupação do espaço. De acordo com a secretária de cultura, ele está em fase de finalização. Não há uma data prevista de lançamento.  


A data 

Criada no dia 17 de agosto de 1937 pelo advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, do então Sphan (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), hoje Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o dia do Patrimônio Cultural propõe a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

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